quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Novidade da semana - Secretaria de Cultura remarca para abril entrega da reforma do Catetinho

 

Prazo original era 10 de novembro; espaço está fechado desde julho.
Subsecretário afirma que 'edital rigoroso' atrasou licitação da reforma.



Prédio foi a primeira residência oficial de Juscelino Kubitschek em Brasília (Foto: Divulgação)Prédio de madeira foi a primeira residência oficial
do presidente JK  em Brasília (Foto: Divulgação)
A Secretaria de Cultura remarcou para abril a entrega da reforma do Catetinho, a primeira residência oficial de Juscelino Kubitschek em Brasília. O espaço foi fechado em julho para reforma, mas, de acordo com o subsecretário de patrimônio histórico, artístico e cultural, José Delvinei Santos, a licitação só foi feita no dia 7 deste mês – três dias antes do prazo originalmente dado para a entrega da obra.
O contrato no valor de R$ 722 mil foi assinado nesta quarta-feira (23).
“Nós fomos muito rigorosos no edital e tivemos dificuldade para conseguir empresas capacitadas. Nós cometemos um pequeno vacilo, porque não tínhamos como assegurar a data para inauguração sem antes assinar com a empresa”, afirmou Delvinei.
A empresa vencedora da licitação terá um prazo de 120 dias para entregar a obra. Após isso, a Secretaria de Cultura terá um mês para realocar o acervo do museu. Todo o mobiliário e peças de decoração foram retirados do Catetinho para restauro e higienização. O trabalho está sendo feito por técnicos da Secretaria de Cultura e, segundo Delvinei, 60% das peças já foram restauradas.
saiba mais
  • Veja imagens do Catetinho antes da reforma
  • Primeira residência de JK em Brasília fecha para 3ª reforma em 55 anos
A primeira fase da reforma já foi feita, informou o subsecretário. Em parceria com a Universidade de Brasília, o prédio principal do Catetinho e as áreas anexas feitas de madeira foram descupinizadas. O trabalho durou dois meses. A próxima etapa é a troca das tábuas de madeira do forro e do piso.
A reforma prevê ainda a implantação de acessos para portadores de necessidades especiais. Desenhado por Oscar Niemeyer, o Catetinho foi construído em dez dias. A última restauração do espaço foi feita em 2006.

Reflexão: A entrega desta reforma resgata o valor cultural e a simplicidade da primeira residência presidencial de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário