segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Com rocha do pré-sal, troféu do GP do Brasil é revelado nesta segunda-feira


As primeiras imagens do troféu que será entregue aos três primeiros colocados e à equipe vencedora do GP do Brasil de Fórmula 1, no dia 27 de novembro, foram revelados nesta segunda-feira. Cada peça tem uma rocha, com idade estimada em 120 milhões de anos, retirada do fundo do reservatório do pré-sal, a uma profundidade de 5 mil metros. A responsabilidade foi do artista plástico Paulo Soláriz, de São Paulo.

- Você tocar numa peça dessas, saber que estavam tão profundas e que têm idade de 120 milhões de anos, chega a emocionar. Quando fiquei sabendo que o troféu levaria essas rochas do pré-sal, o projeto tomou um outro vulto em termos de importância - disse.
O público poderá conhecer o troféu em exposições em São Paulo (Shopping Eldorado e Aeroporto de Congonhas), no Rio de Janeiro (New York City Center) e em Brasília (Aeroporto Juscelino Kubitschek) a partir desta terça 15 de novembro até o dia 26. Todas as peças mostradas serão idênticas às entregues aos vencedores do GP do Brasil (FOTOS: Divulgação).
Paulo Solariz e o troféu do GP do Brasil de 2011 (Foto: Divulgação)
Troféu do GP do Brasil de 2011 (Foto: Divulgação)
O Brasil possui uma grande camada de rochas abaixo da camada de sal do planeta , fazendo com que as rochas fossem jamais vista antes.Essa camada geralmente é encontrada em continentes porque e formada pelo depoimento de salitre sobre outras lâminas de origem vulcânica localizadas no fundo do ocêano.As formações da camada pré sal sao mais antigas e de acesso mais difícil que as camdas de petróleo.Acredita-se aque as maiores camadas de pre sal se encontram do norte ao sul do Brasil , no Golfo do México e na costa oeste Africana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário